"Ninguém cometeu maior erro do que aquele que não fez nada só porque podia fazer muito pouco." Edmund Burke

7.2.06

"sustentabilidade": verdade ou mito? :)

Um anónimo fez a seguinte questão:

"Isto é só para atrair visitantes ou tem alguma coisa a ver com sustentabilidade? "

Sendo a minha resposta:

Não estou a ver à partida qual seria o objectivo de fazer um blog a falar de sustentabilidade, que não tivesse nada a ver com sustentabilidade... Outra questão ainda é o que é que se entende por sustentabilidade, já que parece que hoje em dia esse termo serve para tudo e para nada.

O objectivo é tão simplesmente divulgar (mais um pouco) as questões relacionadas com o consumo energético, material, transportes, alimentação, etc.. Enfim, tudo o que possa ter um potencial impacte sobre o meio natural. Tenho a sensação (das pessoas com quem vou falando, aqui e ali) que muitas pessoas até fariam certas coisas "ambientalmente correctas" se soubessem como as fazer; daí a ideia de escrever uma espécie de "guia prático" para um dia-a-dia mais sustentável, partes do qual vou colocando no blog de vez em quando. Já entrei em contacto, entretanto, com o IPJ e alguns municípios para eles tratarem de divulgar, este "guia prático" num formato próprio mas eles ainda não levaram isso avante...

Já desde há algum tempo (alguns anos) que me interesso a fundo pelas questões ambientais, principalmente as relacionadas com os edifícios e o património construído. Aliás, a minha tese de doutoramento (em fase terminal) tem a ver com o fabrico de betão que incorpora elevadas quantidades de resíduos industriais. Outros trabalhos que poderão começar dentro em breve têm a ver com a reciclagem dos Resíduos da Construção e Demolição.

1 Comments:

Anonymous Luisa said...

bem-vindo à blogosfera! e k boas ideias e links, parabéns!

7.2.06

 

Enviar um comentário

<< Home